domingo, setembro 12, 2004

Febre de Domingo de Manhã

Muito se fala das vontades súbitas das grávidas. Normalmente do foro gastronómico e completamente fora de horas. Ele é morangos fora de época, ele é gelado de algo impossível de confecionar, ele é scones com doce de frutos silvestres.
Ora cá em casa não há destas coisas. Os apetites têm normalmente a ver com um desejo incontrolável de ir ao Ikea comprar algo que possa dar um renovado arzinho de graça ao lar. Hoje foi um destes dias e vá que o Ikea mais próximo já não é em Madrid.
Já aqui mostrei alguns produtos da nova linha desta loja, o que constitui só por si um chamariz de multidões. Previa-se portanto uma enchente para estes dias. A agravante é que ontem foi feriado municipal na Ikealândia, tendo muita gente batido com o nariz na porta quando lá foi, não desistindo no entanto, de resolver o assunto durante o fim de semana. Como resultado hoje estavam lá cerca de 250 mil pessoas. O paraíso portanto.
Como queríamos (não sei porque uso a primeira pessoa do plural) trazer umas coisas enormes, o melhor era levar dois carros que sempre facilita o estacionamento. Estacionar foi um horror, entregar as crianças no depósito disponibilizado para o efeito ainda foi pior. Circular dentro da loja foi quase impossível, sobretudo porque muitas vezes, escolhía-mos atalhos que nos obrigavam a circular no sentido contrário ao da multidão. Por falar em multidão, tanto casal gay, sobretudo na zona dos acessórios da cozinha. Desisti logo de comprar uma faca profissional para cortar carne. Dava-me jeito agora que compro peças de carne, donde tento tirar bifes com uma faca de cortar presunto.
Tudo piorou quando chegámos às caixas. A primeira coisa que me veio à cabeça foi a de largar o carrinho e ir logo embora, de preferência esquecendo os miúdos no depósito que mais tarde ou mais cedo alguém os havia de levar a casa ou à esquadra mais próxima. Tanta gente, tanta gente, tanta gente. Lá me convenceram a não abandonar o carro e a tentar a sorte.
Filas de grávidas, essa grande invenção. Já pelas alturas da expo 98 achei a prioridade a grávidas uma dádiva dos céus. Acontece que a caixa para o efeito estava a uns duzentos metros e lá fui eu ver o que é que se passava. Saltei por cima de carros, desviei móveis de dúzias de quilos até chegar à fala com a senhora da caixa. Verifiquei que as grávidas tinham mesmo prioridade, e que existiam umas dez para ser atendidas misturadas numa fila de umas 40 pessoas. Uma por uma, incentivei-as a fazerem-se valer da sua abençoada condição para desespero das restantes pessoas. Fui buscar a minha grávida e mais dois carro de compras até às redondezas da última grávida. Se eu tinha achado difícil passar sem nada, com uma grávida e uns carros atolhados de tralha, a coisa tornou-se caótica. Cada metro ganho eram aos milhares de calorias perdidos. Fui até ao depósito infantil levantar os Marias e quando regresso à fila das grávidas, ainda se agitavam os ânimos de quem, de forma tardia, se ia apercebendo que estava numa fila em que pode ser ultrapassado por grávidas ou deficientes. Na realidade o escândalo que alguns provocavam era tão grande, que havia uma forte possibilidade de se tratarem de deficientes, o que lhes conferia o direito à prioridade.
Mais uma hora para levantar uma sapateira (e há tanta marisqueira por aí), chegar à conclusão que falta um metro à carrinha para carregar a sapateira, viajar pela cidade com o porta-bagagens semi fechado, subir três andares por quatro vezes, agarrado a toneladas e passar a tarde a fazer legos de peças com mais que dois metros. Há Domingos inesquecíveis, e este foi, com certeza, um deles.

Sem comentários: