quinta-feira, setembro 23, 2004

Apatia

Deixei-me ficar. A horas em que todos dormem em casa, deixei que a televisão me atravessasse a alma. A história dos reféns da escola na Rússia contada por quem lá esteve. Imagens e testemunhos de quem teve bilhete de ida e volta ao inferno. Tentei-me várias vezes a virar costas ao que me violava o conforto. Nem sei porque fiquei, se para me obrigar a saber, se por curiosidade, se pela segurança de olhar tudo aquilo à distância segura da ficção de um filme.
Não tenho estômago para tudo isto, não percebo a dimensão da crueldade, engulo em seco e pouco mais. Ficam-me presos os olhos da menina que para escapar teve que se libertar da mulher que morreu agarrada a ela a pedir ajuda. Da mãe que ao segundo dia, deixa o filho para salvar a bebé.
Não cheguei a ver até ao fim. Levantei-me e apaguei a TV. Passei pelo quarto dos Marias e fui dar-lhes um beijo. Demorei a adormecer.

Sem comentários: