quinta-feira, novembro 13, 2014

Voar baixinho

Mesmo que a PT tivesse corrido bem, ainda que os CTT continuem a prestar um bom serviço, por muito que a GALP e a EDP sejam ainda referência na nossa energia, a verdade é que fico com a sensação que, em cada privatização, o estado português perde uma galinha de ovos de ouro a troco da disponibilidade imediata de meia dúzia de ovos de prata.
Eis que a faca que corta o bolo das empresas públicas chega à fatia da TAP. A TAP senhores ? A TAP era a empresa onde o meu pai começou a trabalhar, a TAP era esperar o meu pai às chegadas internacionais e a cumplicidade do segurança que me piscava o olho e me deixava ir ter com ele ainda antes de recolher a malas, a TAP era a varanda do aeroporto para ver os aviões levantar, a TAP foi uma crónica do Miguel Esteves Cardoso sobre a nossa mania de limpar tudo o que era oferecido nos aviões desde o pacote de açúcar aos toalhetes, a TAP eram os baralhos de cartas lá de casa e um cinzeiro verde horrivel em forma de triângulo, a TAP foi a primeira viagem de avião e o certificado a comprová-lo, a TAP foi a viagem de avião sem os pais e o cuidado com que fui acompanhado até à chegada em Londres, a TAP foi a visita ao cockpit de um comandante com ar estranhamente tranquilo rodeado
por milhares de botões e instrumentos de medição, a TAP foi aterrar na Madeira numa pista que parecia demasiado pequena para tanto avião, a TAP foi uma entrevista de emprego, a TAP é o sorriso desde o check-in ao desejar de boa estadia, a TAP é a certeza de que estamos em boas mãos quando decidimos ter asas nos pés.
A sério que é para vender ? Segue-se quem? A televisão ou Caixa Geral de Depósitos? Senhores, os anéis já acabaram, vocês estão a pôr os dedos à venda.

3 comentários:

Anita disse...

Esqueceste-te dos aviões miniatura, daqueles que tínhamos de puxar para trás para andarem para a frente :)

Andre Frazao disse...

é verdade Anita esses aviões, e os postais com cada avião da frota :) A TAP está em tantos imaginários e nas melhores memórias ...

Teresa Frazão disse...

A TAP é tudo isto que vives e vIveste.
E escreves.
A TAP é esta tua memória emocionada.
Talvez a gente nunca vos tenha contado que a TAP, quando namorávamos era a linha do infinito, 'a última paragem do autocarro 22, de dois andares. E nós enfim libertos.
Depôs um café na varanda do aeroporto. A ver os aviões que chegavam e partiam
A TAP era Brelll " Oui, j'irai dimanche à Orly."...
Ao domingo de manhã.
E a gente ia mesmo até ao fim do mundo.
Toda a gente ia.
Na TAP