terça-feira, novembro 18, 2014

Álgebra Revolucionária

O Guia Galáctico do Pendura refere-se a uma revolução algébrica corolário da comparação entre o número de pessoas que marca jantar de grupo no restaurante, o número de lugares realmente marcados para o mesmo jantar e o número de pessoas que realmente aparece no jantar.
Portugal ganhou à Argentina e ainda hoje, antes do jogo, ouvi a um comentador toda uma teoria sobre o factor de Portugal só ganhar com Ronaldo. Ao intervalo do jogo ouvi o mesmo comentador a dizer que o resultado (na altura 0 a 0) era lisonjeador para a equipa das quinas uma vez que a equipa alva e celeste estava a dar um banho de bola e que Messi era um dos melhores em campo perante um Ronaldo que teve alguns apontamentos interessantes. Com Messi e Ronaldo fora de campo e mesmo perante o domínio da equipa das pampas, a equipa verde e rubra acabou por ganhar.
Estes factos aparentemente estéreis, vão fazer correr rios de tinta e originar horas de conversas entre comentadores e no entanto podem ser comentados com um simples"trata-se de um jogo nem sempre o domínio de uma equipa se traduz no resultado" ou mesmo com o lugar comum "são onze para cada lado e a bola é estranhamente redonda".
Os comentadores desportivos revolucionam todas as álgebras quando conseguem relacionar resultados com exibições com relações de ordem entre jogadores no campo e no banco, revolucionam a geometria com a análise profunda do fora de jogo, revolucionam a teoria dos limites quando a minha mulher assiste a programas de comentários sobre a jornada do fim de semana. São génios em estado bruto.
Temos os comentadores políticos que os nossos políticos merecem, mas temos comentadores desportivos muitos furos acima. Os melhores do mundo. Cristianos Ronaldos de comentadores desportivos. Pena que não possam dar uma mãozinha nas comissões de inquérito. Andamos tão necessitados.

Sem comentários: