segunda-feira, novembro 10, 2014

Cozinhar rima com escrever.

A tarde de Domingo de inverno convida tanto a sofá e filme. A tarde de ontem estava tanto assim. Por um acaso "Julie & Julia". Baseado em duas histórias verdadeira, este filme fez-se máquina do tempo até aos primeiros posts desta "Caixa de Costura", até aos dias em que cada visita era celebrada e o primeiro comentário festejado com tanto de pompa quanto de circunstância. Quando todos os sentidos estavam alerta para o próximo post e o tempo para escrever era um gargalo apertado para tantas urgências.
Este filme é sobre Julia Child, americana a viver em Paris pouco depois do fim da 2ª grande guerra. Julia apaixona-se pela cozinha francesa ao ponto de a apresentar às donas de casa americanas no formato de um livro de receitas.
Este filme é sobre Julie Powell americana a viver em Nova Iorque pouco depois do 11 de Setembro. Julie é uma apaixonada por cozinha e fã de Julia. Julie decide passar exactamente um ano a cozinhar as 524 receitas do livro de Julia e cria uma blogue onde conta as suas aventuras gastronómicas.
Este filme é sobre mim, porque este filme é sobre quem escreve por gosto, ou sobre quem cozinha pelo jazz, ou porque ela escreve no blogue  "Tive um péssimo dia de trabalho, Uma avó idosa que parecia não fazer mal a uma mosca chamou-me palerma capitalista e burocrática. Mas depois vim para casa fazer frango com natas, cogumelos e vinho do Porto e foi uma maravilha.".
Sobre cozinha sobre escrita sobre cinema. Não sei se do filme hoje o jantar, saiu-me a preceito com morcela e cogumelos recheados. Não sei se do filme hoje escrevi em duplicado aqui na caixa. Definitivamente do filme, sei que por muito mal que o dia corra, posso chegar aqui e cozinhar palavras em castelo, ou ir até à cozinha e fazer prosa com todos os ingredientes até que a receita saia de feição.
Por muito mal que o dia corra, ao fim do dia se bater manteiga derretida com gemas de ovo e se o fizer sem piedade, hei-de sempre ganhar um belo de um molho Holandês.

1 comentário:

G_ticopei disse...

E eu que andei um pouco afastada daqui hoje vejo com enorme satisfação que tenho tanto para ler!!! :) E que boa leitura!