domingo, julho 18, 2004

O filho do pai

Para além dos muitos heróis de Hollywood que realizaram tal façanha pela magia da sétima arte, João Soares é o único homem que eu conheço capaz de sobreviver a um desastre de avião. Na realidade, o irmão de uma amiga de uma outra amiga nossa (vou refir-me a ele como oi_dua_duoan), sobreviveu ao desastre de Faro, há uns dez anos atrás. Temos portanto um conjunto de pessoas que sobreviveu a um desastre de avião. O que é que estas pessoas têm em comum? Que dom especial têm elas? Que apetência para a sobrevivência lhes valeu ?
Na minha opinião todos fizeram um acordo com Deus, que lhes concedeu uma segunda hipótese de vida, desde que nunca se candidatassem à liderança do PS.
Ao que parece todos os heróis de Hollywood aspiram a duas coisas, um óscar e a liderança do PS, e não foi de ânimo leve que aceitaram as condições impostas por Deus. Oi_dua_duoan nunca pensou em óscares ou na liderança do PS.
João Soares, por seu lado, sempre sonhou com a estatueta dourada e só recentemente começou a considerar a liderança do PS. Esqueceu o acordo com Deus, e ei-lo cheio de ganas de se atascar ao poiso. O pior de tudo isto é que, do conjunto de sobreviventes, João Soares é o que menos qualidades tem para o ser. Oi_dua_duan não ficaria mal no cargo e Jeff Bridges ou Bruce Willis muito menos, mas João Soares não foi criado para liderar grandes coisas.
O caso de Manuel Maria Carrilho é em tudo diferente. Catarina Furtado fazia parte do imaginário e das fantasias de MMC. Também ele fez um pacto com Deus, abdicando da liderança do PS, caso lhe fosse dada a oportunidade de se enrolar com a apresentadora do Chuva de Estrelas. Acontece que Pinto Balsemão lhe trocou as voltas e quando deu por si a Catarina estava na RTP e calhou-lhe Bárbara Guimarães. Foi por muito pouco que Carrilho não se viu envolvido com Herman José ou com Jorge Gabriel (dizem as más línguas que por ele não haveria qualquer problema).  Perante esta contrariedade, Manuel Maria Carrilho diz que a sua candidatura é legítima. Legítima poderá ser, mas benéfica para o PS eu duvido.
Agora com o filho do pai Soares não houve qualquer ilegitimidade no contrato. E eis-nos perante um cenário de horror. 
Ter João Soares como secretário geral do PS seria como ter Santana Lopes  como primeiro ministro, ou Paulo Portas como ministro da defesa. Era mesmo muito mau. Tanto mais que  sofreria as consequências de quebrar um pacto com Deus. Que desgosto para Maria Barroso. Que triste sina para todos nós.
Um homem que já esgotou toda a sorte que se pode ter numa vida, pensa que pode chegar onde?

Sem comentários: