terça-feira, dezembro 02, 2003

Dois para a frente, três para trás
A propósito da máquina do tempo de alguns artigos atrás, fui consultar o Vol II do guia galáctico do pendura para ver o que ele tem para nos dizer sobre o assunto:
"Um dos maiores problemas das viagens através do tempo não é o de nos podermos acidentalmente tornar-nos o nosso próprio pai ou mãe. O facto de isso acontecer não constitui dificuldade para qualquer família sem preconceitos e bem integrada. (...) O problema base é, muito simplesmente, de gramática, e a obra a consultar sobre este assunto chama-se Guia Prático das Mil e Umas Formas Verbais para o Viajante no Tempo, do Dr. Dan Guiador. O livro ensina-lhe, por exemplo, a descrever qualquer coisa que ia acontecer-lhe no passado, e que você evitou dando um salto de dois dias no futuro. "
"O Restaurante no Fim do Universo" de Douglas Adams

Isto dá que pensar, sobretudo por ter sido escrito astes do George Bush ser presidente dos EUA, não tendo sido, no entanto, o candidato mais votado. Segundo o que o livro indica Bush provavelmente não é o Presidente dos EUA. O tempo correcto do verbo ser a usar neste caso, é o futuro semicondicional modificado subinvertido do conjuntivo passado : Bush sereá sido o presidente dos EUA.

Digo eu, como nota do editor, que o melhor a fazer é não dizer nada ao senhor e deixá-lo convencido que é o tal de presidente eleito democraticamente. Parece que o pobre homem reage mal às pequenas contrariedades.

Sem comentários: