quarta-feira, janeiro 19, 2011

Presidenciais VII

Um gajo ouve em Janeiro o Jornal da Campanha com o mesmo entusiasmo com que em Agosto ouve o Diário da Volta. E se neste último nunca falta a BomPetisco-Tavira ou a Sicasal-Acral na Senhora da Graça ou no Alto da Torre, no Jornal da Campanha é garantida a visita de candidatos-a-qualquer-coisa às peixeiras de um qualquer mercado. De preferência num mercado do Nuorte, para que as caralhadas fluam escorreitas, para gargalhada ou desconforto do candidato. E elas pedem que não se esqueça do povo e eles prometem, e elas enchem-nos de beijos e abraços e eles ficam de escamas presas na barba e de espinhas atravessadas sabe Deus onde.
Por muito que um gajo entenda a escolha dos mercados, e havemos de ver isto evoluir e ver candidatos a visitar os Continentes, Feira Novas, Centros Comerciais, IKEAS, Decathlons e Leroys Merlins. Dizia, por muito que entenda a escolha dos mercados, a preferência pelas peixeiras parece-me demasiado evidente. Eu se fosse o florista, ou o dos frangos, ou o do talho, ou dos legumes ou da fruta, fazia um escândalo. As peixeiras são mais porquê? São as meninas bonitas da política só porque fomos governados por um cherne? Então e bananas ? Quantas vezes já fomos governados por bananas e não vemos os políticos aos abraços e beijos à mulher da fruta em cima das laranjas e dos kiwis.
É o lobby do goraz, o domínio do bezugo, o sistema do pargo, a classe política vergada perante os chicharros. É o domínio da dourada e do robalo mesmo que de Aquicultura.
Somos um país à beira mar plantado e pelas peixeiras governado.
Quero aqui deixar bem claro que nada tenho contra as peixeiras , que até sou muito bem atendido por uma desdentada com uma verruga de São Martinho que inclusive coloca sempre uns extra de carapaus ou sardinhas quando lhe compro um ou dois quilos de peixe capturado que por um acaso é sempre um primor. Esta deferência é obra e mérito do meu sogro que gastava lá dinheiro-que-dava-para-comprar-uma-vaca-inteira-mal-empregadinho-em-tanta-espinha. Nada contra as peixeiras portanto. Mas convenhamos, são umas mimadas sobretudo se comparadas com as dos legumes e da fruta.
Um governo de bananas e nabos está mal!!! Mas peixeirada no parlamento também não é bom. Vamos lá a distribuir melhor o poder pelas bancas. A do queijo não entra que já aprovou um orçamento.

Sem comentários: