quarta-feira, agosto 18, 2004

Olimpíadas - Olim piadas

A frustação de assistir à participação Lusa nas olimpíadas só é comparaável ao que os americanos sentem a assistir à sua intervenção no Iraque. Todos os dias são eliminados pelo menos meia dúzia deles. É verdade que não vamos a Atenas para salvar o mundo, mas, bem vistas as coisas, os Americanos também não foram para o Iraque salvar coisa nenhuma, nem mesmo a sua própria pele.
Mas afinal o que é que vamos lá fazer ? Vale a pena ir lá tanta gente mal preparada ? Temos infra-estruturas e condições que justifiquem uma delegação daquele tamanho ? Atingir os mínimos será condição suficiente para enviar um atleta ? Se o objectivo da participação dos atletas é melhorar as marcas nacionais, faz algum sentido envolvê-los numa competição desta dimensão ? Os para-olímpicos, que são competitivos nos Jogos, andam a mendigar verbas para conseguir participar, e gastam-se rios de dinheiro a mandar atletas que não têm condições para treinar quanto mais para competir ? Isto cabe na cabeça de alguém ?
Não defendo que só se deva participar para ganhar medalhas, mas há que ter algum bom senso quando se envia alguém a uns Jogos Olímpicos. Não vale a pena lá ir só para assistir à cerimónia de abertura e tirar umas fotos giras.
Vi, por exemplo, o ginasta Luso nas paralelas e sinceramente fiquei com pena do rapaz. Parecia que as paralelas o estavam a atrapalhar. Era como ver um pianista confuso com as teclas de um piano.
A mais, tudo isto significa, para os próprios atletas, uma imensa frustração, com a qual nem sequer estão preparados para lidar. Há atletas que regressam com a ideia de abandonarem a modalidade ou de pelo menos reverem as suas prioridades face aos estudos.
Não podemos participar numa competição como os Jogos Olímpicos numa lógica de resultados milagrosos, como o da medalha na prova de ciclismo em que quase ninguém acreditava. Não se conseguem milagres nestas coisas, e não é por enviar mais atletas que aumenta a probabilidade de acontecerem.
Criem-se primeiro, e de forma séria, as condições sérias para os atletas poderem participar nos Jogos e só depois pensemos em fazê-lo. Isto assim não é mais que deitar dinheiro fora e, pior que tudo, comprometer muito trabalho e sacrifícios destes desgraçados que nos representam.
Aqui estão alguns títulos de notícias relativos aos últimos dois dias de participação portuguesa:
- Portugal lidera na indisciplina
- Raquel Felgueiras falha apuramento e anuncia fim de carreira
- Marco Vasconcelos frustrado
- João Gomes falha objectivo
- Carlos Grave em mau plano
- Marco Vasconcelos eliminado

Sem comentários: