Convocado pelo colégio para falar da prestação do João Maria na escola, lá fui eu até às salas de aula para trocar impressões sobre o bochechas. Três salas, dez professores, cada um com a sua banca, caderneta à frente e os pais viajavam de banca em banca para se actualizarem sobre a prestação dos petizes. A banca de Português era a mais concorrida e acabou por ficar para o fim. Falei com quase todos, excepto a de música e ao terceiro já tinha descoberto um padrão:
- vive num mundo diferente do da sala de aula, feito de aviões de papel, de borrachas saltitantes, de lápis e canetas hélices e de corridas de afias. Qualquer coisa serve para lhe retirar o foco, e numa sala vazia o movimento das partículas do ar serviria também.
- apesar de viver neste mundo, tem um canal sempre aberto entre a zona cognitiva e aquilo que os professores dizem. Aprende tudo com facilidade. - Está sempre um passo atrás dos outros com efeito bola de neve. Quando os outros estão a passar o sumário, ele está a tirar o dossier da mochila, quando os outros começam um exercício, ele está a pedir o sumário a alguém, e por aí fora até chegar à parte em que não tem tempo para passar o TPC e na lição seguinte ou não fez, ou fez um que não tinha nada a ver, ou não percebe a própria letra e não faz a menor ideia sobre o que se trata.
- os três são quase quatros e os quatros são quase cincos. Não fosse a desorganização do material na secretária e a ausência de foco, as notas seriam bem melhores.
- tem uma cultura geral invulgar e um conjunto de interesses pouco comum. Sabe sempre muito sobre os temas abordados na aula e se lhe dão espaço, disserta sobre eles até ser mandado calar.
- é leitor compulsivo. Além dos aviões, afias e borrachas, lê às escondidas durante as aulas.
- quando a matéria lhe interessa, sai do mundo dele, levanta a cabeça, olha por cima das lunetas e entra em modo esponja a babar-se. Boca aberta a absorver tudo o que se diz sobre determinado tema.
- o nosso João é um querido, um bebé com umas bochechas que só apetece apertar.
Estamos portanto perante um menino bebé, meio autista, de bochechas lindas que só apetece apertar, desfocado, às vezes lento outras preguiçoso, outras ambas as duas, com tiques de intelectual e que vive algures em alfa de centauros. Se o menino vive em alfa de centauros, aconselho-o a verificar se por lá existe uma escola mais em conta onde as aulas sejam capazes de lhe recuperar o foco. Caso se trate de um problema de autismo, também há escolas capazes de o ajudar nesse tema e sempre o ponho no casino a contar cartas. Ai que nervos bochechas lindas, que me parece que vamos ficar sem ver esparguete até 2015. Agastas-me, e ainda assim fico todo babado quando os oiço falar de ti equidistantes entre o desespero e o mimo desmesurado.
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