quarta-feira, novembro 23, 2011

1 <=> 25 leia-se equivalente

Que Alberto João Jardim é bom em contas, já todos sabíamos. Não há buraco, há buraco mas é uma covinha, afinal é um buraco de um milhão, estava a reinar porque não confio no Sócrates são 5,8 mil milhões, afinal são 6 qualquer coisa mil milhões. Pronto. O homem percebe de matemática, e não é à toa que ele se parece com o Manelinho da Mafalda.
Além do domínio da progressão geométrica no que toca a buracos, Alberto João revoluciona a álgebra e faz aprovar uma lei que permite que um deputado vote por vinte e cinco. Isto, que à primeira vista parece um retrocesso na democracia, é na realidade a fórmula mágica para poupar em deputados. Fazem-se eleições, elegem-se deputados, e depois cada partido que elege deputados só coloca na assembleia um deputado cujos votos valem pelo número de deputados eleitos. Só em salários e despesas com deputados poupa-se uma fortuna, com a vantagem de se poder vender a assembleia regional, e fazer as reuniões à volta de uma mesa de café ou de uma sala de condomínio de um qualquer prédio de 10 fracções. Qual é o espanto? Nos clubes, não há sócios que valem um voto e outros que valem 20? É assim mesmo Alberto. Bem gerida, consegues que esta regra se aplique ao pagamento da dívida. Um euro há-de valer 25, e assim sendo só tens um buraco de 250 milhões, que é uma ninharia. Nem uma covinha é. É um furinho.

4 comentários:

G_ticopei disse...

Muito bom... e são estes senhores que continuam à frente dos governos... Deus nos valha...

Anónimo disse...

Mas Deus não pode valer. Não há magia.

Nós deixamos. O pior é a pergunta «E como não?»

TF

G_ticopei disse...

De facto, poucas alternativas temos... ou será que não? que não seremos demasiado comodistas a optar pela solução mais fácil? Eu pelo menos já nem sei o que escolhi... se a mais fácil, por ter ido viver para outro país e ter virado as costas a esta corja toda que nos (des)governa, ou se por outro lado, a mais difícil pois deixei o meu mundo, a minha família, os meus amigos, as minhas referências...

Anónimo disse...

Uma força para G_ticopei.

E para todos. TODOS.


TF