quarta-feira, outubro 29, 2008

Expressão Oral

- Então João, esta história o que diz, para além da história em si ?
- Diga ?!!!!
- Já te contei a história, tu recontaste-me a história. Agora queria que me dissesses se achas que além da história, o autor quer ensinar alguma coisa a quem a lê.
- Quer de certeza, mas eu não sei bem o quê?
- Então vamos lá ver. A princesa estava com bom aspecto quando o rei a viu ?
- Não. Estava toda ensopada.
- E no entanto deixaram-na entrar e deram-lhe abrigo.
- Pois foi.
- E depois descobriram tratar-se de uma verdadeira princesa. Porquê?
- Porque era muito sensível, e só as verdadeiras princesas são assim sensíveis.
- Então. Às vezes fazemos juízos errados pelo aspecto das pessoas. Não é ? E no entanto elas têm valor, e são boas, e sensíveis e amigas.
- Como o Jesus.
- Achas que Jesus não tinha bom aspecto.
- Não tem lá muito.
- Por causa das barbas ? E de andar assim vestido com umas coisas estranhas. Isso era a forma como se vestiam há dois mil anos atrás.
- Não é esse pai. É o Jesus aqui da rua.
- Ahhhhh. O arrumador. Pois, esse não tem muito bom ar.
- E é boa pessoa e nosso amigo.
- Pois é.
- E simpático.
- Pois é. Bem meu menino, horas de ir deitar. Não te esqueças da mensagem dentro da história. "Não julgar os outros pela aparência"
- Como quando me chamam bolinha na escola ?
- Quem é que te chama bolinha ?
- Um menino do sexto ano, ele é meio parvo.
- Deve ser, tanto mais que já não estás assim tão bolinha.
- Não é de ser gordo. É das minhas bochechas.
- Nesse caso, não faz mal. Ele só não sabe é que essas bochechas são as melhores para dar beijos.
Ataque de beijos às bochechas do bolinha... e noites felizes.

Sem comentários: