quinta-feira, outubro 01, 2015

Aniceto Taxista

Aquilo era demais, parecia uma perseguição. A tal da globalização de que falam com tanto entusiasmo, o infinito leque de oportunidades, parecia existir tão-somente para lhe arruinar a vida. Irra que parecia de propósito. Tudo começou com o clube de Vídeo, e só Deus sabe o quanto lhe custou arranjar aquele 2º emprego. O dinheiro que ganhava a distribuir listas telefónicas não era muito e sempre ganhava mais uns trocos ali no clube de vídeo da zona, horário noturno já se vê. Até às 10 a coisa era animada e entre as 10 e a meia noite aparecia um ou outro cliente com umas preferências mais ousadas. Esses foram os primeiros a desaparecer. A TV Cabo começou com os canais de adultos e em pouco tempo, a freguesia das sessões contínuas começou a rarear. Nem foi preciso esperar muito tempo até o fenómeno se estender aos restantes géneros. Maldita internet. Nem chegou a dois anos para assistir à debandada da mais fiel clientela do aluguer de filmes. O inevitável aconteceu e o clube acabou por fechar.
Mas um homem nunca desiste e já que os filmes estavam na rua da amargura, e as listas telefónicas rendiam pouco, o cunhado era taxista e podia dar-lhe uma ajuda. E assim foi. Às seis da tarde pegava no táxi do cunhado e fazia umas corridas até que o sono deixasse. E ia assim a vidinha até que ao dia em que a firma da distribuição das listas, … enfim, já se sabe. “Agora já não há muito telefone fixo, e mesmo os que têm, espalham-se por vários operadores, e já ninguém usa as listas, pesquisam tudo na net. A bem a bem, só os vendedores de castanhas e as empresas de sondagens em tempos de campanha eleitoral para escolherem amostras representativas…. Não temos espaço para si na empresa”. Tantos anos a carregar listas, escada abaixo escada acima, deixa uma recolhe a velha, tanto degrau tanto papel e, de quando em vez, lá havia um assinante que dava uma ajuda mais generosa. Ora bolas outra vez a net e as novas tecnologias a pregarem-lhe uma partida.
Mas um homem nunca desiste e passou a fazer todo o turno da noite no táxi do cunhado. O dinheiro não era muito mas, palavra de honra que era dinheiro honesto. Pelas conversas que ouvia na praça, lá se ia apercebendo de umas trafulhices que os seus colegas faziam, e dos azares de serviços pequenos depois de horas na fila do aeroporto, e de clientes que estão mesmo a pedi-las, muitos deles nem gorjeta davam. Nada disso lhe interessava, o seu trabalho era transportar pessoas e era isso e apenas isso que fazia, com a simpatia que lhe era possível. As gorjetas que quase sempre recebia pareciam-lhe um sinal de que fazia o que devia ser feito. E logo agora, não é que agora aparecem uns tipos de carros imaculados, todos bem vestidos, muitos deles bem-falantes e educados a transportar pessoas de um lado para o outro. Tudo por causa de uma aplicação vinda, pasme-se o azar do homem, da internet. E ainda por cima o pagamento é feito pela aplicação e o percurso é monitorizado e gravado. Maldita tecnologia. Os colegas já lhe tinham falado daquilo, mas foi ver com os próprios olhos. Sim senhora, carros topo de gama, impecáveis e asseados, com motoristas que pareciam executivos. Aquilo deu-lhe que pensar. E os colegas a quererem fazer a folha aos tais motoristas, tanto mais que havia uma decisão do tribunal que decidia sobre a ilegalidade deste novo serviço. Querem lá ver que a tal da tecnologia lhe ia fazer de novo a folha?

Não, nada disso. É que um homem nunca desiste. Aniceto foi tratar do assunto e desta vez resolveu fazer justiça pelas próprias mãos. Apanhou um desses seus colegas de praça a jeito, e disse-lhe das boas “Tu és mesmo uma besta. Andas com o carro que mais parece uma pocilga, gabas-te dos trajetos mais longos que propositadamente fazes, irritas-te com os clientes que te pedem percursos pequenos, tens uma figura tão cuidada quanto a viatura, insultas quando te dão gorjetas a que chamas miseráveis, diriges-te com palavrões aos outros condutores e conduzes como se fosses dono da estrada.  Achas mesmo que são estes senhores que te estão a arruinar o negócio? Queres bater-lhes e destruir-lhes o automóvel? Achas que a atividade deles é ilegal? E aquilo que fazes aos teus clientes, é o quê? Queres mesmo impedir que eles tenham clientes, nem que seja ao estalo? És tu o culpado do sucesso deles. Vai-te esbofeteando até teres consciência do que andas fazer aos teus colegas que têm brio no que fazem. É que se essas pessoas resolvessem fazer o tipo de justiça que tu fazes, tu, e os outros como tu, iam passar tempos muito duros. Cretino.” 

Sem comentários: