segunda-feira, dezembro 08, 2014

Natal aos quadradinhos

Já se sabe que a quadra arrasta consigo toda uma série de eventos, sinais externos da amizade, da solidariedade entre todos. Festas com amigos surpresa, convívios, jantares e almoços de Natal, festas em família, festa da empresas, festa da escola, festa do lar, Natal dos Hospitais, Natal na Prisão e Natal em tudo o que é lugar até que a nossa agenda esteja carregada de festas, convívios e eventos gastronómicos.
Este ano, que é tão especial em tantos sentidos, parecia-me importantíssimo fazer o Natal dos Tribunais. Juízes, advogados, escrivões, oficiais de Justiça, bastonários, arguidos, suspeitos, condenados, ilibados, enfim todos juntos numa grande festa transmitida em directo para todo o país pelas principais cadeias televisivas.
O Campus de Justiça já mostrou não ter condições para uma emissão televisiva com o mínimo de qualidade, é necessário arranjar um outro lugar. Aliás esta questão do campus de justiça tem-me deixado muito intrigado. Muitas vezes, em passeio, passo pelo Campus de Justiça e deparo-me com uma quantidade adequada de restaurantes que claramente têm na existência daquele Campus um dos principais pilares do seu negócio. É normal que assim seja. Acontece com todas os restaurantes que estão nas vizinhanças de uma instalação com significativa dimensão. Perto dos Campus Universitários é normal encontrar bares e restaurantes com nomes alusivos ao contexto: "O Caloiro", "A Tuna", "O Cábula", "Os engenheiros". Então se assim é, porque raio os restaurantes ao pé do Campus de Justiça têm nomes só de restaurantes. Seguem algumas sugestões para nomes de restaurantes da zona:
- O indulto
- O condenado
- O recurso
- O júri (vocacionado para jantares de grupo)
- O ilibado
- Prisão Preventiva
- Hábeas Copos (bar)
- O crime perfeito
-  A defesa contesta
- Perpétua, Preventiva e Domiciliária (para quem queira ter uma cadeia de restaurantes)
- A pena capital (sobremesa com calorias acima do aconselhado, uma mousse com três chocolates a acompanhar uma fatia de cheese cake)
- O Super Juíz (uma espécie de super chefe)
- O Juíz (uma marisqueira em que os martelos de marisco são martelos de Juíz)
- Tarda mas não falha (aberto fora de horas)
- Cega Surda e Muda (mais uma sugestão para cadeias de restaurante)
Parem de dar nomes como a Taberna do Marinheiro, ou a Cozinha do Oriente para uma zona que merece muito mais imaginação. Aproveitem e façam um super restaurante assim uma espécie de Tromba Rija: o Pena Pesada, para fazerem lá o Natal dos Prisioneiros. O Chefe Silva trata das ementas e há um prisioneiro que faz as ementas escritas a vermelho, muito jeitosas por sinal.

Sem comentários: