segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Antebison


Então e desta vez? Também acham que a bola não entrou ? Que vergonha senhores vesgos batoteiros. Aprendei a jogar à bola e depois vinde jogar com o Glorioso.
Mais uma vez, se isto daqui a pouco, correr para o torto, voa a Águia, voa a Iguana com asas, voa o post, voam os comentários, vai tudo a eito.

domingo, fevereiro 27, 2005

Duas Irmãs



Encontrei-as assim na Lisboa já velha. Duas janelas que nada reflectem, viradas para lado nenhum, costas para o rio. Uma ausente, morta, camuflada na degradada parede, envergonhada e entregue à sorte. A outra de luz fraca, a recortar a roupa de Sábado à noite...
As mesmas desculpas de sempre para aquelas saídas. Que é só um copo para acompanhar a bola com os amigos. Já sabe tudo de cor sobre os Sábados. Já lhe conhece o final. Sabe que o banho da tardinha e a camisa pendurada com cuidado o levam muito para lá da tasca do Alfredo. Depois é a barba acabada de fazer e aquele cheiro a Old Spice que a faz vomitar. Evitou a despedida e assim que ele foi para o banho, avisou-o das dores de cabeça e abrigou-se no quarto. Fechou as portadas, deitou-se e ficou para ali a ouvi-lo cantarolar baboseiras. Só queria adormecer e acordar no dia seguinte. Pode até acontecer, se a noite lhe oferecer um corpo de abrigo, senão são os copos sempre a mais, o regresso casa feito de gestos bruscos, o bater da porta, os gritos, os insultos que lhe rasgam a alma, o amor à bruta que lhe rasga o corpo, a porrada e o cheiro a vinho. Ainda o ouviu sair e acabou por adormecer. Acordou sobressaltada com o estrondo da porta.

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Calma !!!

Falam como se não houvesse oportunidade para a frase seguinte. Mais depressa que a voz off do final dos anúncios de automóveis. Como se a pausa para respirar ou o ponto final significasse o fim da sua existência. São como o Sérgio Godinho, colocam uma frase em metade do espaço que esta normalmente ocupa. Mas não encantam, antes enerva e cansa ouvi-las. É preciso guardar cada frase que se lhes ouve, colocar-lhe um travão, e juntar-lhe os pontos e as vírgulas em número suficiente. Depois sim, consegue-se interpretar o conteúdo. Cada vez que respiram para dizer as 20 frases seguintes, parece que vão criar vacum.
Quis o destino que no meu dia de ontem me cruzasse duas vezes com duas destas pessoas: a mulher da farmácia que não tinha preparado o xarope que devia estar pronto há dois dias mas como o componente principal estava esgotado teve que esperar que o fornecedor o levasse e agora já tem para vários meses e não não podia ter avisado porque infelizmente não tinha o meu contacto mas se eu esperasse um quarto de hora ela pedia ao colega que é quem faz os xaropes que tratasse da minha encomenda que pedia imensa desculpa mas que da próxima vez não volta a acontecer porque me vai dar um cartão para eu telefonar e encomendar. (pausa para respirar com todos os clientes da farmácia agarrados a objectos pesados para não serem sugados pela diferença de pressão) e que se eu soubesse quanto é que o bebé tomava ela saberia quanto havia que preparar mas também não vale a pena fazer mais que 60 porque os bebés tomam cerca de 1 por dia e a validade do xarope são 40 se forem mantidos em local fresco e seco ao abrigo da luz e que portanto se fizesse mais que sessenta era deitar xarope fora porque a validade é curta e isso não valia a pena.
A miúda do condomínio porque o que eu fiz não se faz onde é que já se viu eu só pagar depois dela me mandar arranjar a parede que só se estragou porque ela demorou cinco semanas a tratar de um cano rebentado e que isso é chantagem e que não percebe que seja um estimulo para ela tratar mais depressa dos assuntos do condomínio que também é verdade que só não trata porque trabalha de manhã e estuda à noite e quando recebeu a pasta tinham-lhe garantido que aquilo era só receber o dinheiro dos condóminos e pagar à Florinda das escadas e que aquilo dá muito trabalho e que também acha mal eu recusar-me a pagar um mês sem que ela me tenha entregue o recibo do mês anterior e que ali era tudo gente séria e que aquilo dá tanto trabalho e que ela estuda e trabalha.
Fiquei estafadinho depois destas conversas e desculpem lá não ter escrito mais esta semana porque andei de um lado para o outro e vice versa e chegava tarde e ainda por cima tive que assistir a uma aula do João e outra do Manel que ficaram tão felizes os príncipes meus queridos filhos e passei a semana de um cliente para o outro e cheio de afazeres e mais a rapariga que agora lhe deu para fazer t shirts de criança e quando chego a casa tenho a minha secretária cheia de recortes de tecidos e t shirts e não tenho pachorra para arrumar tudo e ligar o portátil para escrever umas letras aqui no blogue e tenham um bom fim de semana que eu vou desmaiar e volto já.

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Pronto

Está bem ... eu não me re-candidato.


Estou com o mesmo amargo de boca que tive, aquando da substituição dos últimos dois treinadores do FCP.

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Elevadores

Não é novidade que são o local ideal para os desbloqueadores de conversa. Douglas Adams, no guia Galáctico do Pendura (uma obra prima essencial, uma triologia em cinco volumes), descreve um elevador que se deprime cada vez que tem que subir e suspira de alívio cada vez que desce.
Há duas coisas que me deixam com os meus parcos cabelos em pé, no que toca a elevadores. A primeira é dar passagem a uma senhora acompanhada, e ser o marido ou o namorado ou o amigo da senhora a passar primeiro, só depois a senhora e por fim eu próprio. Houve uma vez em que um destes cavalheiros resolveu agradecer e eu , que devia estar num dia mais para o irritado, respondi-lhe que a intensão era dar passagem à senhora. Também é verdade que pior que um homem não dar prioridade à mulher, é uma mulher que não sabe que deve passar primeiro e resolve ficar ali, a fazer sapateado sem saber se avança ou não.
Mais irritante ainda são as almas que resolvem chamar o elevador carregando aleatoriamente num dos dois botões, ou pior ainda, carregando nos dois. Enfiam-se no primeiro que aparece, fazem excursões pelos vários andares, e pasmam-se quando o elevador não toma a direcção pretendida. Arrrrrgggghhhhhh que nervos.
Hoje nas Amoreiras apanhei um casal que fez estas duas brincadeiras. Estava bem disposto, não me manifestei. Ficou entaladinho até agora.
Já me sinto mais aliviado .....

domingo, fevereiro 20, 2005

Primeira vez

... dizem que há sempre, e para tudo. Fui apanhado à boca de urna para as sondagens de mais logo. Foi o João Maria quem preencheu o boletim de voto, tal qual tinha me visto a preencher o verdadeiro.
Não sei se a senhora que me caçou, tinha intenção de o fazer. Desconfio que se dirigiu ao senhor que ia ao meu lado, mas tamanho o estrabismo, a independência linear dos olhos, que se o olho esquerdo aponto à doca, o direito apontou ao cais e eu, na direcção deste último, arranquei-lhe o papel das mãos e entreguei-o ao João para ele pôr a cruz no local certo.
Regressámos a casa com o orgulho do dever cumprido.

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Sondagem Caixa de Costura

Após o tratamento dos dados recolhido na passada Terça Feira, sobre a intenção de voto de um elevado número de eleitores, a Caixa de Costura encontra-se em condições de divulgar os resultados do próximo domingo:
O PS vai ganhar porque cresceu em número de votos e de mandatos
O PSD vai ganhar porque cresce significativamente face aos resultados das europeias. E como é que o PSD chega a essa conclusão? Basta retirar o número de votos obtidos pelo CDS nestas eleições ao valor obtido pelos dois em conjunto nas eleições eutropeias e descobrir que os votantes no PSD quase duplicaram. O PSD ganha ainda uma nova liderança.
O PP vai ganhar porque partiu para estas eleições com intenções de voto abaixo dos 5% e porque, face às trapalhadas dos ministros laranja, este pode ser considerado um resuultado que os enche de confiança para as próximas batalhas.
O bloco vai ganhar porque aumentou o número de deputados e de votos, sendo que a maioria dos seus apoiantes desconhece que existiu um senhor chamado Trostky.
A CDU vai ganhar porque a direita saiu derrotada e porque, apesar do líder estar sem voz, ninguém cala a voz da classe operária.
Quem pode sair derrotado nestas eleições é o Sporting e o Benfica. Depois da noite eleitoral de Domingo, Santana e Bagão podem tentar-se ao regresso.

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Descubra as diferenças

... de há trinta anos para cá.
A televisão tinha dois canais, era a preto e branco, a consola de jogos era a tv-brinca, ainda não havia novelas e para as crianças tínhamoso pequeno Vicking e a Heidi. Para compensar as eleições eram bastante mais animadas. Consegue encontrar algumas diferenças?

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Falta de educação

- Anda lá com o carro pá
- Paiiiii. Pá não se diz.
- Mas é que este carro está parado à espera sabe Deus do quê e não anda.
- Mas Pá não se diz.
- Tens razão. Desculpa
- Não é a mim que tens que pedir desculpa. É ao carro da frente.
- Desculpa carro da frente.
- Ahhhhh. 'to bem
(a culpa é minha, que o obrigo a pedir desculpa ao João sempre que resolve espancá-lo)

Eleições 2

O Expresso do sábado passado apresentou os resultados de uma sondagem sobre as preferências dos Portugueses em diversas situações tipo, com os dois candidatos a Primeiro Ministro. Aqui estão os resultados:

No meu entender, há aqui perguntas que deveriam constar:
Quem gostaria de ver na quinta das celebridades ?
Quem gostaria de encontrar na sauna ?
A quem entregava os seus animais de estimação durante a sua ausência ?
Quem convidaria para padrinho dos seus filhos ?
Com quem gostaria de ir ao futebol ?
A quem dava emprego ?
Quem gostaria que fosse seu médico de família ?
A quem era capaz de se confessar ?
A quem pedia emprego ?

Lamentável a ausência destas perguntas no inquérito do expresso.

Eleições 1

Aqui à volta a 19 eleitores de ambos os sexos, de diversas idades e distritos. Aqui estão os resultados em bruto.

Participaram 19 pessoas
Votaram 17 pessoas:
PS - 6 votos
PSD - 3 votos
CDU - 1 Voto
BE - 1 voto
Branco - 4 votos
Nulos - 2 votos

Vou trabalhar sobre estes dados e apresentar as minhas previsões para a noite de dia 20. Aceitam-se intenções de voto pelos comentários para corrigir estes dados.

Mais pobre

É como, na minha modesta opinião, vai ficar a blogosfera na próxima segunda feira. Tenho a impressão que, a partir desta data, estes quatro blogues vão deixar de ser actualizados. Que pena...
O Paulo, o Pedro, o José e o Jerónimo têm, cada um, o seu blog.
Curiosamente, nenhum destes ilustres bloggers, permite que os leitores comentem os seus posts (parece ser uma prática corrrente hoje em dia). Curiosamente todos eles manifestam a profunda convicção que estão a subir nas intenções de voto. Se isso for verdade o Francisco, o Manel, o António (Garcia Pereira que nem página tem) e a Carmelinda vão ficar sem qualquer voto. Coitados. Também, quem os manda não ter um blog ?
Por falar nisto, ainda não dei pela Carmelinda nestas eleições, o António mal se vê, o Francisco quer ser terceiro, e o Manuel quer ser Monteiro.

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Gosto ...

... de sentir a música de Caetano levar-me direitinho à agitada boa disposição. Já ouço

Língua (Caetano Veloso)

Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar a criar confusões de prosódia
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no rosa
E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade
E quem há de negar que esta lhe é superior?
E deixa os Portugais morrerem à míngua
"Minha pátria é minha língua"
Fala Mangueira! Fala!


Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode esta língua?


Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas
E o falso inglês relax dos surfistas
Sejamos imperialistas! Cadê? Sejamos imperialistas!
Vamos na velô da dicção choo-choo de Carmen Miranda
E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate
E - xeque-mate! - explique-nos Luanda
Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo
Sejamos o lobo do lobo do homem
Lobo do lobo do lobo do homem
Adoro nomes
Nomes em ã
De coisas como rã e ímã
Ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã
Nomes de nomes
Como Scarlet Moon de Chevalier, Glauco Mattoso e Arrigo Barnabé
e Maria da Fé


Flor de Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode esta língua?


Se você tem uma idéia incrível é melhor fazer uma canção
Está provado que só é possível filosofar em alemão
Blitz quer dizer corisco
Hollywood quer dizer Azevedo
E o Recôncavo, e o Recôncavo, e o Recôncavo meu medo
A língua é minha pátria
E eu não tenho pátria, tenho mátria
E quero frátria
Poesia concreta, prosa caótica
Ótica futura
Samba-rap, chic-left com banana
( - Será que ele está no Pão de Açúcar?
- Tá craude brô
- Você e tu
- Lhe amo
- Qué queu te faço, nego?
- Bote ligero!
- Ma' de brinquinho, Ricardo!? Teu tio vai ficar desesperado!
- Ó Tavinho, põe esta camisola pra dentro, assim mais pareces um espantalho!
- I like to spend some time in Mozambique
- Arigatô, arigatô!)
Nós canto-falamos como quem inveja negros
Que sofrem horrores no Gueto do Harlem
Livros, discos, vídeos à mancheia
E deixe que digam, que pensem, que falem

Outra Vez ???

Há um ano atrás, andava eu a tentar irritar a Blogotinha com comentários jocosos sobre o seu countdown para o dia dos namorados, alguém perguntava no seu blog como seria a blogosfera passado um ano. Agora portanto. Esse blogger (não tenho a certeza quem era) sugeria que se fizesse um post sobre o assunto.
Lembro-me que pensei fazê-lo, e que não me iria esquecer de dizer que a Cat já teria deixado de escrever e voltado a escrever pelo menos umas 5 vezes, e que a Gotinha ia estar numa euforia descontrolada com a aproximação do dia dos namorados. Acabei por não escrever as minhas previsões, mas se o fizesse não me ia enganar muito.
Continuo sem perceber este fascínio pelo dia dos namorados e esta tendência para o casa descasa, bloga desbloga, comenta descomenta. Também, verdade seja dita, não estou minimamente preocupado com o assunto. A verdade é que, passado um ano, a Gota e a Cat continuam a ser paragem obrigatória nos meus alinhavos.

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Desculpem lá

mas não tenho escrito nestes dias. É verdade que o blog se encontra activo mas também não deixa de ser verdade que eu tenho um cargo para exercer e que durante estes últimos dias foi Carnaval. Ora eu defendo que durante o Carnaval, um blogger, deve dar prioridade ao exercício das suas actividades profissionais e preocupar-se com os assuntos familiares. Terei todo o gosto em receber os leitores da Caixa de Costura aqui no meu local de trabalho, para acompanharem de perto a minha actividade profissional.
Mias informo que se durante o Carnaval, a minha postura se pauta pela seriedade e por dignificar compromissos profissionais e familiares, durante a quaresma o zelo no cumprimento destes compromissos é ainda maior. Senhor Lopes ponha os olhos em mim e honre a quaresma com a mesma seriedade com que honra o Carnaval. Faça retiros espirituais. Faça um retiro de silêncio.
Fico-me por aqui. É que tenho o Falcon Clio ali a aquecer os motores e tenho que ir assinar um protocolo com o Carrefour: Eu dou-lhes uns euros e eles dão-me uma bicha para o chuveiro que a minha está rota (para evitar especulações caluniosas desde já aviso isto não se trata de nenhuma piada sobre a vida privada de ninguém).

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Campanha Eleitoral

Já começou, para alívio de todos nós, quanto mais não seja porque é o garante que daqui a duas semanas, tudo volta ao normal no país de tanga ocidental.
O que mais me anima nas campanhas eleitorais é poder apitar a todos os carros de campanha com que me cruzo, qualquer que seja a sua côr política. Depois, e conforme a côr, faço um punho erguido ou um V com o médio e indicador, e recebo, com um sorriso nos lábios, por parte dos entusiastas das campanhas o cumprimento eufórico de quem me identifica como sendo mais um dos seus. Viva o BDSP Bloco Democrata Socialista Popular. Vivaaaaa !!!

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Capicua

É possível que ainda hoje ali em cima à direita apareça 22222. Nada de especial, nem prémio nem nada, mas gostava de saber a quem ...

Indeciso


A Favor
A posição sobre as drogas leves, o aborto, o desemprego e a prostitução.

Contra
Pouco passar para além da posição sobre as drogas leves, o aborto, o desemprego e a prostitução.


A favor
A resistência ao fascismo. A mudança de líder. Terem-se livrado a Zita Seabra. Poderem manter na linha um governo PS não maioritário.

Contra
A resistência à mudança. O líder da linha dura. A linha dura. A cassete gasta. Terem corrido com os renovadores.


A favor
Poderem chegar à maioria absoluta. A obrigação de não errar se o conseguirem. O valor de algumas figuras.

Contra
Poderem chegar à maioria absoluta. A possibilidade de errarem se o conseguirem. O fraco valor de algumas figuras.

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Canto e Castro

... morreu ontem com 75 anos. Além de grande actor, faz parte do meu longínquo imaginário infantil. Foi quem deu voz ao gafanhoto Flip da Abelha maia e ao, não tão longínquo, sábio de barbas brancas do Era uma vez o homem... Era uma vez o espaço ... Era uma vez a vida ...

terça-feira, fevereiro 01, 2005

E se repensássemos ...

... uma ida à neve este ano ?

Ainda ?

Já se notam os dias mais longos. O que fazes às sobras de luz ? Como te excedes para as merecer? A que velocidade fazes a manhã chegar à noite? Quantas oportunidades de sorriso desperdiças, quantas palavras poupaste, de que te vale a velocidade infinita? Ainda te lembras dos olhares, ainda sabes das ternuras, ainda apertas os braços à volta de alguém? De quantas cores se faz o arco-íris? Sabes quais são? A quanto bate o coração? È de cansaço? é de emoção? é do ritmo acelerado a que foges da solidão? Não há sonho que valha a pena se não lhe permites existir. A quem acodes tu nesse desatino? Há quanto tempo não te ofereces a canção? Consegues cantá-la de cor ? Há quantas corridas não saboreias a vitória? Há quantos golos não festejas com a multidão ? Ainda pressentes o mar ? Ainda brilham os teus olhos quando celebras o sol ? Ainda deixas a chuva brincar-te no rosto? Diz-me uma coisa, ainda sabes gargalhar? ainda consegues chorar?